Nosso cérebro, ao longo de nossa vida,molda quem somos hoje. Através dos circuitos cerebrais,como por exemplo; Comportamentos, pensamentos e nossas emoções.
A parte do cérebro responsável por nossa personalidade é a pré-frontal. Não há atividade cognitiva como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc.,que fazem parte do desenvolvimento intelectual sem antes consultar a Fisiologia do corpo( Lobo da Insula).
A ínsula nos oferece uma percepção do que somos
Os cientistas afirmam que a ínsula é como se fosse a confluência do nosso ser, onde cada um toma consciência do corpo e da mente. Ela está conectada fisiologicamente ao nosso corpo, participa na percepção do olfato, gera sentimentos subjetivos para despertar a fome, recebe informação dos receptores da pele e dos nossos órgãos para que possamos reagir quando estamos com frio ou calor ou quando sentimos uma ardência ou uma picada.
Os neurônios analisam os dados que recebem associado a uma sensação subjetiva emocional antes de tomar uma decisão.A tomada de decisão é um processo cognitivo que envolve tanto a razão quanto a emoção dos sujeitos
Trata-se de escolher a melhor opção entre várias alternativas.Esse cuidado evita resultados inesperados e aumenta as chances de sucesso.
A DISCIPLINA,TRABALHANDO A NOSSO FAVOR
Em relação a Disciplina, é ela quem nos ajuda na tomada de decisão. Ela entra em ação quando fatores externos tentam nos desviar do nosso objetivo.
Um exemplo positivo ou negativo é quando chega o fim de um ano fazemos um balanço das coisas que realizamos ou deixamos de realizar e podemos dizer, se realizamos foi porque tivemos objetivo e lutamos para realizar-lo. Por outro lado se não realizamos foi por motivos externos cognitivos da nossa consciência que impediram de realizar nosso objetivo.
COMO FAZEMOS NOSSAS ESCOLHAS
Nossas experiências de vida desde muito pequenos influenciam em quem somos hoje. O que tem haver nossas experiências enquanto crianças e nossas tomadas de decisão enquanto adultos?
. Quando nas crianças aprendemos o que é certo ou errado? Qual o melhor tipo? O novo sempre tende a ser incerto, o que nos traz algum nível de insegurança e a sensação das coisas estarem fora do nosso “controle”.
Quanto mais novas situações vivemos, mais complexas tendem a serem nossas escolhas.
Qual profissão quero seguir? Qual faculdade escolher? Por que esse emprego? Onde vou morar? Quando sair de casa? É o momento de casar? Devo namorar? O que comer hoje? Começar a academia? Estou no caminho certo? Arriscar ou não arriscar? Entre tantas outras.
3 DICAS PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO
1- TENHA DISCIPLINA
Ao escolher o objetivo você precisa ser disciplinado,sendo disciplinado gera nova consciência desenvolvendo novos hábitos.
2- FAÇA UM PLANEJAMENTO
Coloque data, começo e fim do projeto.
coloque as tarefas a ser realizadas diária,semanal ou mensal e conforme o tempo ajuste as tarefas não esquecendo a disciplina.
3- COMEMORE
A cada tarefa realizada comemore,isso vai fazer você ficar mais motivado,em cada comemoração você pode observar o quanto tem se esforçado e a recompensa é está cada vez mais inteligente e sentindo que é capaz sim de realizar o seu sonho.








